Cláudio Cordovil

Judicialização: Saúde volta a ressarcir estados e municípios

O que há de novo: Um grande avanço no sistema de saúde do Brasil: retomada das transferências financeiras para medicamentos adquiridos judicialmente. 💉🇧🇷

Por que isso importa: Essa mudança de política marca um desenvolvimento significativo na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, abordando desafios intergovernamentais e questões de financiamento de longa data. 🚑💰

O quadro geral:

  • Após uma pausa desde 2017, essa política restabelecida afeta compras feitas entre 2017 e 2022, visando medicamentos do Grupo 1A do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
  • Estados como  Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Pernambuco, entre outros, estão configurados para receber fundos atrasados, melhorando suas capacidades de saúde.
  • O envolvimento do Ministério da Saúde na comissão do Supremo Tribunal Federal sobre a judicialização da saúde visa equilibrar os direitos de saúde individual e universal, refletindo uma estratégia mais ampla para melhorar a entrega de serviços de saúde e reduzir disputas legais.
  • Esta decisão fortalece as relações do Ministério da Saúde com a comissão tripartite, realçando a importância da colaboração e coordenação entre os níveis federal, estadual e municipal na gestão eficiente do SUS.

Clique aqui para saber mais

2 comentários em “Judicialização: Saúde volta a ressarcir estados e municípios”

  1. É uma boa medida no sentido de acelerar o obtenção de medicamentos que não estão na lista do SUS. Mas ainda penso que o ideal seria que a evolução da ciência e do consequente surgimento de novos insumos andassem junto com as políticas de dispensação.

    Responder

Deixe um comentário

error: Corta e cola, não!

REPUBLISHING TERMS

You may republish this article online or in print under our Creative Commons license. You may not edit or shorten the text, you must attribute the article to Academia de Pacientes and you must include the author’s name in your republication.

If you have any questions, please email ccordovil@gmail.com

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Judicialização: Saúde volta a ressarcir estados e municípios
Verified by MonsterInsights