Cláudio Cordovil

Trikafta® tem parecer inicial desfavorável da Conitec

Nesta quarta-feira (29/03) aconteceu a 117ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante a plenária foi realizada a apreciação preliminar do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®), e, de acordo com a ata divulgada após a reunião, a recomendação inicial da Comissão foi DESFAVORÁVEL para sua incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS). O tema foi encaminhado para consulta pública, que será aberta em breve.


Leia também

Trikafta®: Luta de doentes raros no país atinge novo patamar


A 117ª reunião contou com a participação de uma pessoa diagnosticada com fibrose cística que faz uso do Trikafta®, no espaço “Perspectiva do Paciente”. Ele pode falar por 10 minutos sobre a sua experiência utilizando a medicação, e a sua seleção foi feita por meio de um sorteio entre todos os inscritos na chamada pública aberta previamente no site da Comissão.

Próximos passos

Nos próximos dias, a Conitec publicará em seu site o Relatório de Recomendação referente ao Trikafta®, documento que trará os motivos que levaram à negativa preliminar, e abrirá a Consulta Pública para participação de toda a comunidade no formulário de experiência e opinião, e também dos profissionais da saúde no formulário técnico-científico.

A Consulta Pública, quando aberta, ficará disponível por 20 dias, e após esse período, as contribuições enviadas serão organizadas e adicionadas ao relatório técnico para, na sequência, serem analisadas pela Conitec em nova reunião.

Quem é elegível para Trikafta®?

O registro do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®) foi aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) somente para uso em pessoas com fibrose cística com 6 anos de idade ou mais e que tenham pelo menos uma mutação F508del no gene regulador da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR), e que tenham indicação médica para utilização.


Com informações do Instituto Unidos pela Vida

avatar do autor
Cláudio Cordovil Pesquisador em Saúde Pública
Jornalista profissional. Servidor Público. Pesquisador em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Especializado em Doenças Raras, Saúde Pública e Farmacoeconomia . Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura (Eco/UFRJ). Prêmio José Reis de Jornalismo Científico concedido pelo CNPq.

Deixe um comentário