Cláudio Cordovil

FDA aprova 1ª terapia gênica para epidermólise bolhosa

🩹 O que há de novo: A Food and Drug Administration (FDA)dos EUA aprovou nesta sexta-feira (19/5) a primeira terapia gênica para epidermólise bolhosa distrófica (Vyjuvek® – Krystal Biotech), com indicação para tratar pacientes a partir dos seis meses de idade.

🩹Como funciona: Em ensaios clínicos, uma aplicação repetida da terapia nas feridas expostas de um paciente ajudou a cicatrizá-las mais rapidamente e a permanecer curado por mais tempo, pelo menos por alguns meses. Não se trata de uma cura, e só funciona na pele ferida.

🩹Nas entrelinhas: A terapia corrige a causa raiz da doença, mas não é permanente,

🩹Sim, mas: Especialistas já vem a terapia mudar profundamente a vida de seus pacientes, que agora puderam tomar banho e dormir de costas pela primeira vez sem dor intensa.

🩹O que observar: O Vyjuvek® é baseado em um vírus herpes simplex engenheirado, que é usado para fornecer um gene muito maior do que os vírus-padrão usados ​​em outras terapias genéticas aprovadas.

É também a primeira terapia gênica a ser aplicada topicamente na pele, em vez de infundida ou injetada. E, ao contrário de outras terapias genéticas que são tratamentos únicos e concluídos, os pacientes precisarão reaplicar o Vyjuvek® regularmente para continuar fornecendo o gene à pele ferida. O laboratório informa que o medicamento não estará disponível até o terceiro trimestre de 2023.

🩹Resumindo: O caráter inovador do produto levanta várias questões, incluindo o quão seguro será o uso repetido e prolongado da terapia e quanto o medicamento custará aos pacientes. O tratamento pode ser comparado a terapias de reposição enzimática para doenças raras, que são dosadas indefinidamente e não uma única vez.

🩹Vá mais fundo: FDA Approves First Topical Gene Therapy for Treatment of Wounds in Patients with Dystrophic Epidermolysis Bullosa

Deixe um comentário

error: Corta e cola, não!

REPUBLISHING TERMS

You may republish this article online or in print under our Creative Commons license. You may not edit or shorten the text, you must attribute the article to Academia de Pacientes and you must include the author’s name in your republication.

If you have any questions, please email ccordovil@gmail.com

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
FDA aprova 1ª terapia gênica para epidermólise bolhosa
Verified by MonsterInsights