Cláudio Cordovil

Impacto do Limiar de custo-efetividade no acesso a medicamentos

Tempo de leitura: 2 minutos

Estudo conduzido pela Interfarma analisou retrospectivamente dados da CONITEC entre janeiro de 2015 e junho de 2022 para entender qual seria o impacto da adoção de limiar de custo-efetividade (LCE) na incorporação de tratamentos ao SUS, proposta pela referida comissão na Consulta Pública nº 41/2022.

Por que isso importa: A proposta de uso destes limiares nas decisões em saúde recebeu recentemente recomendação final de aprovação após um acidentado processo de consulta pública. Assim, foi aprovado o emprego do valor de 1 PIB per capita, de R$ 40 mil reais por QALY para doenças prevalentes e três vezes este valor para doenças raras.

O quadro geral: Com estes valores, a possibilidade de incorporação de medicamentos para doenças raras ao SUS será mais dificultada, não restando aos pacientes alternativa senão a de judicializar suas demandas.

O que dizem os números: O estudo aponta que, se o limiar tivesse sido aplicado anteriormente, nas decisões tomadas entre janeiro de 2015 e junho de 2022, para doenças raras e prevalentes, mais de 260 mil pacientes teriam deixado de ter acesso aos seus respectivos tratamentos.

Se aplicado entre janeiro de 2015 e junho de 2022 pela Conitec, 260 mil pessoas ficariam sem medicamento

Sim, mas:

  • No entanto, não há clareza sobre as bases normativas em que se ampara a tomada de decisões na Conitec. Só estudos independentes empíricos poderiam avaliar seu lugar em decisões passadas e futuras. O que se sabe é que a literatura internacional tende a confirmar a primazia do QALY e dos LCE nas tomadas de decisão em Avaliações de Tecnologias em Saúde convencionais. Isto não favoreceria as pessoas que vivem com doenças raras.

Para saber mais: Estudo da Interfarma.

Deixe um comentário

error: Corta e cola, não!

REPUBLISHING TERMS

You may republish this article online or in print under our Creative Commons license. You may not edit or shorten the text, you must attribute the article to Academia de Pacientes and you must include the author’s name in your republication.

If you have any questions, please email ccordovil@gmail.com

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Impacto do Limiar de custo-efetividade no acesso a medicamentos
Verified by MonsterInsights