Cláudio Cordovil

Como ONGs devem se relacionar com a indústria farmacêutica?

Nota da Redação

Isenção de Responsabilidade: Este post reflete as opiniões e perspectivas dos autores do artigo nele citado e não necessariamente representa a posição oficial do blog “Academia de Pacientes” ou de seu criador. Nosso objetivo é promover a discussão e o entendimento sobre temas relacionados à saúde pública e doenças raras. Encorajamos nossos leitores a abordar os tópicos aqui apresentados com uma mente aberta e a considerar múltiplas perspectivas ao formar suas próprias opiniões.

Hoje vamos falar sobre como as associações de pacientes podem lidar com a indústria farmacêutica de forma ética e transparente.

Com base nas diretrizes desenvolvidas em um Painel de Especialistas Independentes, apresentamos um guia detalhado em tópicos para ajudar as associações de pacientes a trabalhar com seus parceiros da indústria farmacêutica.

O Painel de Especialistas Independentes é um grupo de nove especialistas escolhidos por sua experiência e disponibilidade para participar de uma reunião com o objetivo de desenvolver diretrizes para colaborações efetivas entre associações de pacientes e a indústria farmacêutica.

O painel incluiu quatro líderes de associações de pacientes e três líderes da indústria farmacêutica, além de dois facilitadores com experiência em colaborações entre ambas.

O objetivo da reunião foi desenvolver diretrizes para ajudar as associações de pacientes a tomar decisões diárias em suas colaborações com parceiros da indústria farmacêutica.

Os 8 passos para uma boa relação com a indústria

💊 Garantir que a missão e os valores da organização estejam alinhados com os objetivos da parceria.

💊 Ser transparente sobre a natureza e o escopo da parceria, incluindo qualquer apoio financeiro ou outro recebido do parceiro farmacêutico

💊 Garantir que a parceria seja no melhor interesse dos pacientes e que os pacientes sejam representados no processo de tomada de decisão

💊 Garantir que a associação tenha os conhecimentos e recursos necessários para participar efetivamente da parceria

💊 Garantir que a instituição tenha políticas e procedimentos apropriados para gerenciar conflitos de interesse e proteger a privacidade e confidencialidade do paciente

💊 Garantir que a organização tenha mecanismos apropriados para monitorar e avaliar a parceria e comunicar os resultados aos stakeholders

💊 Garantir que a associação tenha mecanismos apropriados para gerenciar e divulgar quaisquer conflitos de interesse financeiros ou outros que possam surgir durante a parceria.


Q&A

Quais são os desafios que as empresas farmacêuticas enfrentam no desenvolvimento de tratamentos para doenças raras?

As empresas farmacêuticas enfrentam desafios complexos no desenvolvimento de tratamentos para doenças raras.

Alguns desses desafios incluem:

  • Questões científicas não respondidas,
  • Falta de dados sobre epidemiologia, fisiopatologia e história natural da doença,
  • Falta de biomarcadores claramente definidos para medir a atividade da doença,
  • Dificuldade em identificar desfechos de ensaios clínicos e resultados de doenças mensuráveis ​​e validados,
  • Financiamento de pesquisa limitado para doenças raras em comparação com o fornecido para doenças mais comuns,
  • Dificuldade em encontrar e recrutar pacientes para participar de estudos clínicos e
  • Pacientes com doenças raras e especialistas acadêmicos geograficamente dispersos, tornando mais difícil para os desenvolvedores de medicamentos localizá-los e se envolver com eles.

Como as associações de pacientes podem influenciar positivamente Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), ensaios clínicos e legislações?

De diversas maneiras. Estas incluem:

  • Educando pacientes, médicos e a comunidade sobre uma doença e inovações em sua gestão e tratamento
  • Impulsionando o ritmo da pesquisa, defendendo e financiando diretamente os esforços para aumentar a compreensão da causa de uma doença e desenvolvendo novas terapias
  • Formando conexões entre especialistas em doenças e desenvolvedores de medicamentos
  • Fornecendo aos desenvolvedores de medicamentos informações relevantes sobre a comunidade de pacientes para permitir o desenvolvimento de terapias que melhor atendam às necessidades da comunidade

Além disso, as associações de pacientes podem defender e influenciar mudanças nos regulamentos para acelerar a pesquisa, facilitar e/ou patrocinar registros de pacientes e estudos de história natural da doença para auxiliar no desenvolvimento de tratamentos e ajudar a garantir que os pacientes tenham acesso aos tratamentos.


Baixe o documento de nosso Clube de Leitura.

Clique na capa para ter acesso ao documento.

Deixe um comentário

error: Corta e cola, não!
Verified by MonsterInsights