Reproduzido do JOTA
A semana foi agitada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Denizar Vianna, responsável pelas políticas de inovação, anunciou que vai deixar a pasta para assumir a vaga aberta com a saída de Leandro Fonseca na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Pressionado pela família, que mora no Rio de Janeiro, Denizar aceitou o convite. Segundo fontes no setor, a indicação será para ocupar a presidência da agência, pondo fim aos questionamentos sobre a situação de Rogério Scarabel à frente da ANS.
A ida de Denizar para o órgão regulador da saúde suplementar também atende aos interesses do ministro Luiz Henrique Mandetta. Na quarta-feira (12/02) foi publicado o decreto com a reorganização do Conselho de Saúde Suplementar (Consu). O novo desenho concede mais poderes à pasta e prevê um relacionamento mais estreito com o diretor-presidente da ANS. Na prática, ele será o único contato entre a agência e o ministério.
Ainda não há definição sobre outras mudanças na SCTIE. Apesar de algumas críticas do setor aos resultados apresentados pela secretaria no ano passado, Denizar deixa para o sucessor o desenho da nova agência de incorporação de tecnologias em saúde. Não se sabe, porém, se haverá força política e, principalmente, orçamento para levar a empreitada adiante.
No lugar de Denizar Vianna assumirá Marcus Vinícius Lia Fook, coordenador do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO). Natural de Campina Grande, na Paraíba, o professor e pesquisador contou com o apadrinhamento do conterrâneo Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da Maioria na Câmara dos Deputados.
[su_divider top=”no” text=”Ir para o topo” style=”dashed” divider_color=”#d31f54″ link_color=”#2c1b1b” size=”14″]
Nota da Redação: Marcus Vinícius Lia Fook é Doutor em Química pela Unesp, tendo experiência com Biomateriais. É professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Não há registro de que tenha alguma experiência em Economia da Saúde, campo em que Denizar se destacava como profissional respeitado.