EXTRA!!! Denizar Vianna deixa a SCTIE e deve assumir presidência da ANS

Reproduzido do JOTA

A semana foi agitada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Denizar Vianna, responsável pelas políticas de inovação, anunciou que vai deixar a pasta para assumir a vaga aberta com a saída de Leandro Fonseca na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Pressionado pela família, que mora no Rio de Janeiro, Denizar aceitou o convite. Segundo fontes no setor, a indicação será para ocupar a presidência da agência, pondo fim aos questionamentos sobre a situação de Rogério Scarabel à frente da ANS.

A ida de Denizar para o órgão regulador da saúde suplementar também atende aos interesses do ministro Luiz Henrique Mandetta. Na quarta-feira (12/02) foi publicado o decreto com a reorganização do Conselho de Saúde Suplementar (Consu). O novo desenho concede mais poderes à pasta e prevê um relacionamento mais estreito com o diretor-presidente da ANS. Na prática, ele será o único contato entre a agência e o ministério.

Ainda não há definição sobre outras mudanças na SCTIE. Apesar de algumas críticas do setor aos resultados apresentados pela secretaria no ano passado, Denizar deixa para o sucessor o desenho da nova agência de incorporação de tecnologias em saúde. Não se sabe, porém, se haverá força política e, principalmente, orçamento para levar a empreitada adiante.

No lugar de Denizar Vianna assumirá Marcus Vinícius Lia Fook, coordenador do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO). Natural de Campina Grande, na Paraíba, o professor e pesquisador contou com o apadrinhamento do conterrâneo Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da Maioria na Câmara dos Deputados.

[su_divider top=”no” text=”Ir para o topo” style=”dashed” divider_color=”#d31f54″ link_color=”#2c1b1b” size=”14″]

Nota da Redação: Marcus Vinícius Lia Fook é Doutor em Química pela Unesp, tendo experiência com Biomateriais. É professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Não há registro de que tenha alguma experiência em Economia da Saúde, campo em que Denizar se destacava como profissional respeitado.

 

Deixe um comentário