Cláudio Cordovil

‘SUS da Inglaterra’ aprova Zolgensma, “o medicamento mais caro do mundo”

NEIL GRUBERT

O “medicamento mais caro do mundo” foi aprovado para reembolso pelo NHS Inglaterra (o equivalente ao SUS) após a negociação de um desconto “substancial” no preço de tabela de 1 milhão e 790 mil libras (cerca de 14 milhões de reais). O acordo permite que o NICE (a Conitec britânica) publique uma recomendação preliminar aconselhando o uso do Zolgensma® da Novartis (onasemnogene abeparvovec).

Dada a importância da administração precoce da terapia gênica para atrofia muscular espinhal (AME), o NICE apóia a decisão do NHS da Inglaterra de acelerar a introdução do tratamento antes mesmo da publicação de sua orientação final. O NHS Inglaterra irá agora identificar centros de excelência que possam administrar a terapia com segurança.

O acordo permitirá que algumas crianças que atualmente não atendem aos critérios de elegibilidade do NICE sejam consideradas para tratamento por uma equipe clínica multidisciplinar nacional de especialistas no tratamento de AME. Cerca de 80 crianças a cada ano poderão se beneficiar com a terapia.

O NHS Inglaterra saudou este acordo como o mais recente de uma série de “negócios inteligentes” para cobrir medicamentos inovadores. Exemplos anteriores incluem Kymriah da Novartis (tisagenlecleucel) e Mayzent (siponimod), e Tecartus da Kite (CD3 + transduzido com anti-CD19 autólogo).

A Novartis, em particular, parece interessada em desenvolver uma parceria mais estreita com o NHS.

Nota da Redação: O Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde convoca audiência pública prevista para o dia 19 de março de 2021, das 14 às 18 horas, horário de Brasília, para ouvir a sociedade sobre a proposta de incorporação do nusinersena (Spinraza®) para Atrofia Muscular Espinhal (AME) dos tipos 2 e 3 (início tardio). O principal objetivo é colher elementos que o subsidiem na tomada de decisão no processo de avaliação para a incorporação, ao SUS, do nusinersena para AME tipos II e III (início tardio).

A audiência será online e transmitida ao vivo. A inscrição para a fala é aberta a todos os interessados. Os interessados em participar como oradores deverão preencher o cadastro na chamada pública abaixo, conforme seu segmento. O prazo para as inscrições se encerra no dia 11 de março às 23h59min, horário de Brasília. Será aceita apenas 01 (uma) inscrição por CPF ou CNPJ.

Neil Grubert é especialista em acesso ao mercado farmacêutico com 30 anos de experiência no rastreamento dos mercados globais de medicamentos . Ele é autor de mais de 150 relatórios sobre acesso ao mercado, cobrindo 20 mercados maduros e emergentes, várias áreas terapêuticas e vários problemas do setor. Atualmente trabalha como consultor independente.

Deixe um comentário

error: Corta e cola, não!
Verified by MonsterInsights