Novos procedimentos de ATS na Holanda

Os novos procedimentos para ATS nos Países Baixos entram em vigor preliminarmente em 1 de fevereiro de 2025, com plena aplicação a partir de 1 de maio de 2025. O Zorginstituut Nederland (ZIN; Dutch Health Care Institute) visa oferecer um envolvimento inicial mais estruturado com os fabricantes e agilizar a avaliação de novos medicamentos. Três novos documentos estarão no centro dos procedimentos revistos: um documento de base sobre um pedido de reembolso de medicamentos, um formulário de feedback e uma lista de verificação para a integridade de um projeto ou pedido definitivo (tinyurl.com/y77ba25x).

O documento principal sobre um pedido de reembolso de medicamentos é um questionário que as empresas devem preencher para fornecer um resumo e uma visão geral do processo. Abrange registro, perfil da doença, diretrizes e prática clínica, posicionamento terapêutico, PICOTS (pacientes, intervenção, comparação, resultados, cronograma, configuração), comprovação de resultados e limites de relevância clínica, população de pacientes e custos esperados, revisão da literatura, alinhamento com a prática clínica holandesa e análise farmacoeconômica.

Os modelos para o arquivo farmacoterapêutico (PF), análise de impacto orçamentário (BIA) e arquivo farmacoeconômico (PE) foram ajustados de acordo com o novo processo, que começa com a apresentação de minutas desses arquivos junto com o documento principal. Em uma consulta preliminar sobre o projeto de dossiê, a ZIN e o fabricante discutirão o documento principal e preencherão o formulário de feedback, que substitui o relatório anterior da consulta preliminar. O formulário de feedback esclarece quais ações as empresas precisam tomar antes de enviar um arquivo de reembolso definitivo.



A empresa processará o feedback e usará a lista de verificação do pedido de reembolso para confirmar se os requisitos para um arquivo definitivo foram atendidos. O arquivo definitivo consiste no formulário de feedback preenchido, o documento principal ajustado, a lista de verificação e os arquivos PT, BIA e PE (ou isenção de PE).

A ZIN iniciará a avaliação substantiva do pedido de reembolso assim que receber o arquivo final.

O documento principal também fará parte do pedido de reembolso de medicamentos submetidos à avaliação clínica conjunta da UE (JCA). Instruções separadas para esses produtos estão incluídas no documento principal e no modelo do arquivo PT. Uma referência à página e ao número de linha pertinentes do dossiê de apresentação e/ou do relatório da ACC será suficiente para as partes do documento de base que já tenham sido apresentadas a nível da UE.

As empresas são incentivadas a começar a usar os novos documentos a partir de 1º de fevereiro de 2025. Seu uso se tornará obrigatório a partir de 1º de maio de 2025. A ZIN revisará a implementação dos novos procedimentos ao longo deste ano.

Nota da Redação: Excepcionalmente, a coluna de Neil Grubert está sendo publicada neste sábado


Neil Grubert é especialista em acesso ao mercado farmacêutico com mais de 30 anos de experiência no rastreamento dos mercados globais de medicamentos. Ele é autor de mais de 150 relatórios sobre acesso ao mercado, cobrindo 20 mercados maduros e emergentes, várias áreas terapêuticas e vários problemas do setor. Atualmente trabalha como consultor independente. O blog Academia de Pacientes detém direitos exclusivos de reprodução dos posts de Neil Grubert em lingua portuguesa.

avatar do autor
Neil Grubert Pesquisador em Saúde Pública
Jornalista profissional. Servidor Público. Pesquisador em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Especializado em Doenças Raras, Saúde Pública e Farmacoeconomia . Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura (Eco/UFRJ). Prêmio José Reis de Jornalismo Científico concedido pelo CNPq.

Deixe um comentário

error: Corta e cola, não!
Verified by MonsterInsights