Conitec estuda como envolver mais os pacientes nas ATS

Aline Silveira, da Conitec, em atividade do Forum “Entendendo a Incorporação de tecnologias em saúde”

A Conitec e a Fundação Oswaldo Cruz estão preparando duas revisões sistemáticas sobre participação de pacientes em Avaliações de Tecnologias em Saúde (ATS). A novidade foi anunciada por Aline Silveira, da Conitec, no VI Encontro do Capítulo Brasil da International Society on Pharmacoeconomics and  Outcomes Research (ISPOR), realizado no dia 5 de dezembro, no World Trade Center, em São Paulo.

Em outras palavras, as duas entidades estão buscando, na literatura científica internacional, as evidências mais robustas de melhores experiências de envolvimento de pacientes em ATS para, eventualmente, aplicá-las no âmbito da Conitec.

Iniciativa meritória que parece resultar de consultas feitas a pacientes e familiares durante o evento “Entendendo a Incorporação de tecnologias em saúde”, realizado nos dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo, que aqui pudemos comentar. Na ocasião, entre as reivindicações dos presentes, a participação social mais facilitada em processos de incorporação de tecnologias em saúde ao SUS.

As duas revisões sistemáticas em andamento buscam responder às seguintes perguntas de pesquisa:

  • Quais são os modelos e métodos para análises de dados qualitativos de formulários, levantamentos, questionários, enquetes (de opinião pública), censos e registros eletrônicos (e-health) em processos de ATS em qualquer nível de sistemas de saúde?
  • Quais são os modelos e métodos de empoderamento/consulta/engajamento/participação de pacientes/pública/social em processos de tomada de decisão sobre cobertura assistencial e em ATS?

Um terceira revisão sistemática sobre os mesmos temas está prevista para 2018.

A propósito, a Conitec divulgou no dia de hoje informações detalhadas sobre o encontro com pacientes acima mencionado. Você pode conferi-las aqui.

 

 

 

Deixe um comentário

Visit Us
Tweet
error: Corta e cola, não!

REPUBLISHING TERMS

You may republish this article online or in print under our Creative Commons license. You may not edit or shorten the text, you must attribute the article to Academia de Pacientes and you must include the author’s name in your republication.

If you have any questions, please email ccordovil@gmail.com

License

Creative Commons License AttributionCreative Commons Attribution
Conitec estuda como envolver mais os pacientes nas ATS