O blog Academia de Pacientes, caminhando para seu sexto aniversário, tem o prazer de lhes apresentar uma nova seção: Falcatruas.
Ela tem por finalidade retratar mecanismos empregados pela indústria farmacêutica para burlar a regulação dos países, visando obter vantagens indevidas.
Preservar a livre concorrência e a ética nos negócios é algo fundamental, por exemplo, para a redução de preços de medicamentos, e para a saúde pública. Um ecossistema farmacéutico saudável é bom para todos os stakeholders.
Em Falcatruas, retrataremos casos atuais e que entraram para a História, envolvendo laboratórios farmacêuticos, ONGs e governos.
Falcatrua: S.f
1. Artifício para burlar, ardil. 2. Fraude, logro, embuste
Fonte: Dicionário Aurélio
Não somente crimes serão aqui retratados, mas condutas pouco éticas e imorais usualmente empregadas no mercado farmacêutico.
A idéia é tornar nosso leitor um cidadão mais crítico, com mais elementos para lutar por seus direitos, com informação qualificada e confiável.
Falcatruas pretende mostrar aos leitores o que a liberdade de imprensa e de informação pode fazer em benefício do cidadão, quando o assunto é saúde.
Você nunca mais vai olhar a indústria farmacêutica, ONGs e governos do mesmo jeito.
Todas as informações aqui divulgadas serão de caráter público, reproduzidas de veículos respeitados da grande imprensa.
O preço da liberdade é a eterna vigilância. Doentes raros e cuidadores familiares bem informados podem lutar por seus direitos com mais vigor.
Confira o primeiro post da série:
Cinco maneiras de burlar a regulação sobre medicamentos órfãos