Cláudio Cordovil

Sete de Setembro: Dia da Distrofia Muscular de Duchenne

 

Hoje é o dia mundial da conscientização para Distrofia Muscular de Duchenne. A data 7 do 9 foi escolhida devido aos 79 exons presentes no DNA humano.

Você conhece Duchenne?

É uma doença genética, que atinge na sua maioria o sexo masculino.  causada pela ausência da distrofina, que é essencial para os músculos. Os primeiros sintomas são dificuldades para levantar, correr e saltar, quedas frequentes e panturrilhas aumentada

A doença é progressiva, degenerativa e sem cura. Sua evolução compromete órgãos vitais como coração e pulmão. Apesar de não ter cura, temos tratamentos que prolongam tempo e melhoram a qualidade de vida.
Infelizmente no Brasil o tratamento é bem precário por falta de informação e investimentos do nosso governo. Já existem tratamentos eficazes para algumas mutações aprovados pela FDA, mas no Brasil só é possível através de processos judiciais, o que compromete diretamente na manutenção da vida.

Liliane Godoy
Representante Mães Duchenne Becker Brasil SP

author avatar
Cláudio Cordovil Pesquisador em Saúde Pública
Jornalista profissional. Servidor Público. Pesquisador em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Especializado em Doenças Raras, Saúde Pública e Farmacoeconomia . Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura (Eco/UFRJ). Prêmio José Reis de Jornalismo Científico concedido pelo CNPq.

2 comentários em “Sete de Setembro: Dia da Distrofia Muscular de Duchenne”

  1. Obrigada Pelo espaço!
    #MaesduchenneBeckerBrasil
    Só queremos ser respeitados e com todos os nossos direitos garantidos. Nossos filhos têm pressa.
    #cureduchenne

    Responder

Deixe um comentário